Spread the love
Spread the love
Qual é o principal problema da avaliação pericial ?
Spread the love

"Veristas est index sui et falsi" = A verdade é o juiz do verdadeiro e do errado.

É com essa frase em latim que apresentamos o nosso sistema de gestão de pericias judiciais.

Esse sistema nasceu com o nome de perito 2.0, mas refletindo sobre a sua real aplicação só podemos pensar que estamos criando um sistema de apuração da verdade.

Quando desenvolvemos uma aplicação ou um software, é necessário pensar a principal dor ou problema que o sistema ajuda a resolver.

Não podemos deixar de refletir que um sistema de perito judicial tem como objetivo entregar a verdade para qualquer processo judicial onde a justiça julga e avalia, mas envolve as versões ou os fatos das partes que muitas vezes podem estar em contenciosa discussão.

Os argumentos são validos, mas cabe ao perito com seu expertise definir que é verdadeiro para que o objetivo final da justiça seja alcançado que é fazer a justiça.

A nossa dor e maior desafio é criar um sistema que seja útil e resolva os problemas das pericias judiciais, mas que fundamentalmente seja uma ferramenta para entregar a apuração da verdade.

Quando identificamos esse problema ou dor principal, podemos avaliar quais tecnologias e ferramentas podem facilitar que alcancemos esses objetivos no trabalho pericial.

Por isso o nosso sistema tem esse termo em latim que é o Veridicus e de onde deriva a nossa palavra Verídico.

Verídico no dicionário Aurélio significa:

Verídico 

Significado de Verídico

Adjetivo que fala ou demonstra a verdade; que está em conformidade com os fatos ou com a realidade: depoimento verídico. Que é constituído pela verdade; autêntico, verdadeiro: fato verídico. Etimologia (origem da palavra verídico). Do latim veridicus, "que fala a verdade".

Esse é a principal tarefa do nosso sistema Veridicus que é apurar a verdade.

Componentes do sistema Veridicus

Para alcançar esse objetivo colocamos em ação uma serie de funcionalidades e tecnologias digitais como as descritas abaixo:

  • A organização do registro dos eventos ou processos que serão apurados, suas características e suas informações dispostos em formato de banco de dados para análises estatísticas.
  • Facilitação da transformação digital e pareamento dos sistemas judiciais eletrônicos oficiais, mas agora com a possibilidade de construção personalizada dos processos, documentos e tramites legais com adaptação as necessidades do perito judicial.
  • O sistema de gestão de periciais judiciais vê o processo com os olhos do perito judicial.
  • Um sistema de gestão de tarefas e ciclo de vida das nomeações para controle e acompanhamento de cada etapa do processo jurídico que envolve a realização de uma perícia judicial
  • Organização de conteúdo e bibliografia técnica e fundamentação científica utilizada em cada tese e fundamentação científica das afirmações ou referências que utilizamos nas decisões tomadas para explicar a verdade apurada.
  • Aplicações de metodologias, ferramentas e tecnologias de organização de documentos complexos presentes nos processos judiciais como atestados, relatórios, declarações, documentos administrativos.
  • Aplicação de apoios cognitivos e visuais, estruturação de informações de forma gráfica e visual com maior poder de comunicação das informações relevantes dos fatos apurados. Aplicados técnicas cognitivas de ensino, aprendizado, cognição e para organização das informações.
  • Aplicação de inteligência de dados, inteligência artificial e competência e expert cognitivo em questões relacionadas com problemas complexos.
  • Flexibilidade e otimização de tecnologias e recursos com acesso facilitado para organização das informações de apuração da verdade.

Futuros e desenvolvimento

Alcançar os elementos e verdades futuras do desenvolvimento nos direciona a buscar melhores formas de construir um sistema mais útil e moderno para que seja ferramenta efetiva de entrega da verdade.

Por isso, o desenvolvimento de tecnologias que possam melhorar a eficiência do nosso sistema e das metodologias embarcadas ou associadas para criar um método de apuração da verdade que consiga aplicar a nossa ferramenta para um maior número de profissionais.

Como auxiliar da perspectiva e proposta do direito 4.0, nosso sistema é uma parte do ordenamento jurídico e do ciclo de processo quando existe a necessidade de apuração da verdade pelo expert e auxiliar do juízo ou ainda em demandas de apoio ao operadores do direito, ou seja, advogados, ministério público na apuração ou orientação dos caminhos que passem pela maior efetividade e correção e aplicação da justiça.

Para conhecer o sistema veridicus

Basta visitar o link da página de apresentação do sistema nesse web site.

Sintonia com o direito 4.0

Esse sistema Veridicus está em sintonia com o desenvolvimento do que se chama hoje a transformação e aplicação de tecnologias no direito 4.0

É uma base para legal ops, ou seja, o sistema permite o desenvolvimento dos times e que esses tenham uma ferramenta compartilhável e de gestão das atividades relacionadas com a pericia judicial, seja para um perito ou grupo de peritos.

Aplica-se demais linhas mestres dessa transformação digital como automação de documentos, Inteligência artificial (IA), banco de dados, jurimetria, softwares e aplicativos de gestão e tecnologias de consulta e acompanhamento de processos, preparação de documentos, visual law e dentre outras.

O sistema fica inserido no contexto do lawtech ou legaltech permitindo uma conversa em sintonia com o desenvolvimento do direito em si e dos seus principais operadores como advogados, juizes, promotores, procuradores e demais envolvidos com o exercício do direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *